segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O pensamento e suas implicações


Todos nós somos seres constituídos de matéria e energia. Todos temos um campo energético que é constituído das emoções que sentimos e dos pensamentos que temos. Carregamos este campo conosco para onde formos. É como se fosse nossa marca registrada, nosso código de barras. Popularmente se usa falar sobre o “astral” da pessoa. Wagner Borges, iminente palestrante do IPPB, utiliza o termo PENSENE referindo-se a constituição do campo, ou seja, Pensamento, Sentimento e Energia. No espiritismo fala-se de “campo vibratório”.

Retomemos, então, o encadeamento de alguns conceitos chave que são importantes em nossa busca pela construção de uma atitude de paz.
Todos temos representações cultural e subjetivamente construídas. Tais representações se traduzem em pensamentos e emoções. Somos formados de energia. Pensamentos e emoções emitem energia idêntica à sua qualidade. E da mesma forma que mapas mentais semelhantes se identificam e se alinham, campos vibratórios aproximam-se por afinidade. Assim, a grosso modo, convivemos com maior proximidade daqueles campos com os quase sintonizamos. Mas também nos vemos em situações nas quais precisamos interagir com pessoas cujos campos vibratórios diferenciam-se significativamente do nosso.

Vivemos em sociedade para o nosso bem e evolução (muito embora às vezes não pareça...rsrsrs). Por este motivo convivemos com uma diversidade de seres com suas representações e campos vibratórios.

Seguindo este raciocínio, não seria lógico envidar esforços no cultivo de pensamentos e emoções que produzam paz em nosso interior e à nossa volta? Que nos conduzam a sintonizar mais com situações e pessoas harmoniosos? Cultivar a harmonia e a paz em nossos pensamentos e emoções nos afasta de pessoas e situações que nos provocam raiva e desarmonia. Além disso, será uma poderosa preparação para lidar com as situações adversas de maneira mais saudável e útil para nós mesmos e para o planeta.

Um exercício simples para iniciar este processo: escolha uma palavra que eleve seus pensamentos e sentimentos, uma palavra inspiradora (como paz, harmonia, evolução, transformação, compaixão, amor, desapego) e mantenha ela em seu pensamento durante todo o dia. Não é para pensar nela no sentido da compreensão, de dissecar seus significados. Trata-se de apenas repeti-la em seu pensamento o dia todo, nas horas vagas, quando lembrar. Estar com ela em sua mente, deixando-a acompanhar você. Esta é uma adaptação de um exercício que aprendi em um curso de Wagner Borges, do IPPB. O exercício nos ensinava a elevar o pensamento para realizar uma meditação. Para alguns de nós este exercício será a própria meditação.

 Quem experimentar e quiser compartilhar como se sentiu, fique a vontade. Eu não quero falar sozinha aqui neste espaço. Quero que possamos compartilhar experiências e criar uma rede que pode fortalecer aqueles que desejam a paz dentro e fora de si.

Boa semana, pessoal!

Um comentário:

  1. OLÁ, QUERIDA!
    PUXA, ESTOU AQUI ME DELICIANDO COM OS SEUS POSTS ESPETACULARES. GOSTEI BASTANTE DE COMO VOCE COMEÇOU O SEU TEXTO. LEVANDO AS COISAS PRO LADO DA MARAVILHOSA FÍSICA QUANTICA, QUE ENVOLVE MATÉRIA, ENERGIA E CAMPO VIBRATÓRIO. NOSSA. ESSE TEXTO É REALMENTE COMPLEXO E CA PRA NOS, NEM TODOS TEM CAPACIDADE DE USURPAR TODO O CONTEUDO QUE VOCE TRAZ NELE (MODESTIA PARTE, ACHO QUE CONSEGUI RSRSRSRSRSRS). PARABÉNS!
    BOM, LI NA SUA DESCRIÇÃO QUE VOCE SENTE RAIVA. ATÉ OS CACHORROS SAO VACINADOS CONTRA ISSO! SABE O PORQUE? PORQUE É ALGO RUIM!!! ENTAO LIVRE-SE DESSE SENTIMENTO RUIM, FAZENDO AQUELA EXPERIENCIA DO PENSAMENTO QUE VOCE FALOU NO TEXTO ACIMA E PENSE NO OPOSTO DA RAIVA. DEPOIS QUERO SABER SE FUNCIONOU. RSRSRS
    QUANTO AO SENTIMENTO DE INDIGNAÇÃO, ISSO É MARAVILHOSO, MOSTRA MATURIDADE E VONTADE DE SE OPOR A TODA ESSA MASSA QUE ESTÁ IMPONDO MUITOS DITAMES EQUIVOCADOS NA NOSSA SOCIEDADE.
    TE DESEJO TODO SUCESSO DO MUNDO, QUERIDA.
    BEIJO GRANDE,
    KATIA.

    ResponderExcluir